Acólitos e Coroinhas

Tarde de formação para Acólitos e Coroinhas com a participação do diácono Sérgio.

Ser coroinha é algo muito importante, pois se presta um serviço à Igreja, ao sacerdote e, principalmente, a Deus. Os coroinhas ajudam o padre a celebrar a missa e outras cerimônias da igreja, em toda a sua liturgia.

As tarefas de um acólito podem ir desde a correta preparação do altar, ao correto manuseamento do missal romano, todo o trabalho a realizar na credência, recepção das oferendas, etc. e também – em celebrações mais solenes – o manuseamento do turíbulo, o transporte da Cruz, das velas e do Evangelho ou todas as demais tarefas que ‘aparecem ocasionalmente’ devido o tempo Litúrgico que se vive.

Responsabilidade dos Coroinhas e Acólitos: 1. Participar das reuniões; missas e demais compromissos assumidos; 2. Seja pontual. Chegue a tempo para as reuniões e celebrações; 3. Seja organizado. Esteja sempre limpo, cabelo penteado e presos, calçados e roupas bem arrumados; 4. Seja cuidadoso com as coisas da igreja e do altar; 5. Trate dos paramentos e objetos litúrgicos com respeito como objetos destinados ao culto divino; 6. Seja humilde e preste atenção ao que lhe for ensinado; 7. Durante os atos litúrgicos evite conversas, risos ou brincadeiras (durante as celebrações evitar circulações no presbitério); 8. Cultive o gosto pela oração e leia um trecho da Bíblia cada dia; 9. Dedique-se ao estudo da liturgia, a fim de celebrar cada vez melhor; 10. Observe o silêncio na igreja e na sacristia. E mantenha a concentração, principalmente antes de começar o ato litúrgico.

O que o coroinha deve conhecer?

1. A santa missa, parte por parte; 2. Os lugares da igreja; 3. Os livros sagrados; 4. Os utensílios usados na celebração; 5. As vestes litúrgicas; 6. Seguir o que a igreja ensina.

Coroinhas e acólitos, todos são muito importantes para o bom êxito e vida da liturgia. É importante lembrar que é dentro do grupo de coroinhas e acólitos que nasceram muitas vocações sacerdotais e religiosas. Daí a importância de incentivar a participação nesse ministério.

Fonte: https://www.matrizsaopedro.org.br/acolitos.html