Irmãs Teatinas da Imaculada Conceição

A Congregação das Irmãs Teatinas da Imaculada Conceição foi fundada em Nápoles, Itália, no ano de 1583, pela Madre Úrsula Benincasa.
Madre Úrsula, por inspiração divina, deixou escrita uma dupla regra:

. para as Oblatas da Imaculada Conceição da Virgem Maria, Congregação fundada em 1583, chamadas hoje Religiosas Teatinas da Imaculada Conceição, Congregação de vida ativa, consagrada à educação cristã da juventude.
. para as Romitas da Imaculada Conceição da Virgem Maria, Mosteiro de Clausura, consagrado à oração e contemplação, fundado em 1669.

No século XIX, na época da supressão das Ordens Religiosas, seja a Congregação assim como os Mosteiros pouco a pouco foram se extinguindo, conhecendo o seu declínio.

Por um Decreto governamental de 1898, o qual declarava o Instituto “com finalidades exclusivamente de instrução e de educação”, as Oblatas de Nápoles foram relegadas por caridade num canto da própria casa, não sendo permitido receber novas Irmãs as quais poderiam assegurar a continuidade da pessoa jurídica da Congregação.

Tudo parecia condenado a um fim certo, quando, no ano de 1875, antes que morresse a última teatina de Nápoles a obra de Madre Úrsula ressurge em Palermo graças ao zeloso Sacerdote, o Pe. José Paladino.

Em 1948 um outro afluente vinha aumentar sensivelmente a corrente da Venerável fundadora. Tratava-se da Congregação das filhas de Nossa Senhora da Providência, fundada aos 27 de dezembro de 1891 em Felanix, Espanha, pelo reverendo Pe. Miguel SuredaLlull e pela Madre Maria da Providência Escalas Obrador.

Carisma e Espiritualidade de Madre Ursula

Madre Úrsula Benincasa nasceu em Nápoles no dia 21 de outubro de 1550 e faleceu na sua cidade Natal aos 20 de outubro de 1618, após uma vida inteiramente dedicada à vontade do Senhor, durante a qual, os momentos de provas difíceis não faltaram.

Antes de morrer, confiou a sua obra e as suas regas aos Padres Teatinos, os quais se encarregaram da direção e do governo da Congregação por ela fundada. Esse é o motivo pelo qual as Irmãs passaram a se chamar Teatinas.

Durante toda a sua vida, Madre Úrsula procurou a identificação, a mais completa possível com o Cristo crucificado, e fez da Eucaristia o centro da sua vida interior.

Animada pelo espírito de oração, queria que suas filhas espirituais aprendessem a unir em suas vidas, o trabalho e a contemplação, duas atividades que queria fossem complementares.

Seu ideal era a glória de Deus e a Salvação das almas e desejava que as suas filhas pudessem viver “SEM OUTRA REGRA ALÉM DO AMOR”.

Diante dos inúmeros pedidos para ingressar na Congregação como educandas, Madre Úrsula, guiada pelo Espírito Santo, abre as suas portas a fim a acolher as jovens desejosas de modelar as suas vidas conforme o exemplo de suas virtudes. Assim nasceu o “Colégio de Irmã Ursula”, que com o tempo foi se estendendo em outros países.

Escola Úrsula Benincasa – Educação Infantil e Ensino Fundamental, criada e autorizada a funcionar pela Resolução n.º 024/89, com reconhecimento da Educação Infantil pela resolução n.º 1.685/97 na data de 13 de maio de 1997, com a autorização de funcionamento pela Resolução n.º 2442 13/06/96, em consonância com os Dispositivos Legais emanados pelos Órgãos Competentes do Sistema Estadual de Ensino.

Nossa Missão é:Oferecer ensino de qualidade à Comunidade de Curitiba e em torno, proporcionando condições de aprendizagem atualizada e eficaz, visando a preparação de profissionais capacitados ao domínio do conhecimento, da técnica, do convívio social, e do exercício da solidariedade, norteados pelos princípios cristãos Teatinos do amor.


COORDENAÇÃO:
Irmã Simone