Pastoral do Dízimo

“Cada um dê como dispôs em seu coração, sem pena nem constrangimento, pois Deus ama quem dá com alegria” (2Cor 9,7).

Missão: Evangelizar os cristãos católicos do Santuário, sobre a origem bíblica do Dízimo como expressão de agradecimento a Deus pelos imensos dons recebidos e (a sua finalidade) para a manutenção da Igreja e suas obras sociais e missionárias

Visão: ser um trabalho organizado, comprometido, educativo e de evangelização.

Atividades Permanentes: Agentes da Pastoral atuam através de escalas dando acolhimento, orientação, testemunho aos fiéis nos finais de semana em todos os horários de missas.

O DÍZIMO É:

Gesto concreto: que o cristão tem de manifestar sua fé em Deus e seu amor ao próximo, pois, deve ser, preferencialmente, por meio do Dízimo que a Igreja se mantenha em atividade, sustente seus trabalhos de evangelização e realize as obras de caridade e assistência aos menos favorecidos.

Oferta voluntária: contribuição sistemática e periódica dos fiéis, por meio da qual cada comunidade assume corresponsavelmente sua sustentação e a da Igreja. A palavra Dízimo vem do Latim = DECIMU que significa a décima parte. Sua origem na Igreja Católica refere-se aos 10% que os judeus davam de tudo o que colhiam da terra com o seu trabalho. Entretanto, a própria Igreja não estabelece como lei nenhum percentual pré-definido.

Apesar de significar 10 por cento, é importante entender que o que vale é a fidelidade a Deus e a consciência de pertença e corresponsabilidade na manutenção da comunidade. A contribuição poderá aumentar gradativamente conforme a caminhada na fé.

Ação de graças:  Se é certo que recebemos tudo de Deus, é justo que lhe ofereçamos algo para a realização de seu reino, anúncio do evangelho e sustento da comunidade, da Igreja que somos parte integrante . Um gesto de Amor, um ato de Fé.

Dízimo não é pagamento.  É devolução: a Deus demos um pouquinho do tudo o que Ele nos dá. Dízimo é partilha que gera fraternidade, união e solidariedade. É o compromisso de cada cristão para, em comunidade, colaborar com o Projeto Divino neste mundo.

FONTE: Apostila Dízimo na Igreja Católica (Equipe Arquidiocesana do Dízimo, Curitiba, 2016)

Coordenadora:

Maria Antonieta Binhara Kosak