Movimento das Capelinhas

O Movimento das Capelinhas difunde o culto familiar prestado a Deus por intermédio de Maria, renovando e atualizando a peregrinação da “Jovem de Nazaré, de casa em casa com a missão de levar Cristo aos Lares”. A visita de Maria é sinal do amor benevolente de Deus. A presença da Capelinha é um importante momento para a família unir-se em oração, tornando-a verdadeira Igreja doméstica.

O Movimento das Capelinhas começou em 1888, no Equador, na cidade de Guayaquil. Quem iniciou o Movimento foi o Cônego José Maria Santistevan, da Congregação dos padres Claretianos que vendo, as dificuldades das famílias, o materialismo, a falta de fé entre os jovens, chegou à conclusão que a presença constante da Mãe de Jesus poderia ser uma solução. Começavam a nascer os principais objetivos do Movimento das Capelinhas: oração em família, diálogo e comunhão.

O Movimento das Capelinhas rapidamente espalhou-se pelo mundo, chegando ao Brasil na época da Primeira Guerra Mundial, em 1914 , na cidade de Belo Horizonte, MG. Em Curitiba, o Movimento teve seu início em 1937 na Paróquia do Imaculado Coração de Maria.

A ação pastoral do Movimento das Capelinhas tem como objetivos evangelizar as famílias, por meio da visita da imagem de Maria na Capelinha, propagando a devoção a Nossa Senhora e despertando as vocações sacerdotais e religiosas, incentivando-as espiritualmente e ajudando-as materialmente.
COORDENAÇÃO:
Maria Elisabete Zilli